Cemitério Municipal - Década de 1990

1990


O registro foi feito no final da década de 1990. Nele, vemos parte do Cemitério Municipal de Maringá e, ao fundo, o horizonte verde da cidade. 

Imagens do campo santo são escassas. Por essa razão, mesmo que esta foto esteja com a qualidade razoável, se faz necessária a sua publicação para estudos e avaliações posteriores da ocupação desta região tão fundamental para o desenvolvimento de Maringá. 

Previsto no projeto urbano desenvolvido por Jorge de Macedo Vieira, durante a primeira gestão do prefeito João Paulino Vieira Filho, entre 1961 e 1965, percebeu-se a necessidade de sua reorganização interna. O prefeito acabou acusado de profanação de túmulos, sendo que alguns corpos teriam se perdido durante as obras. Coube ao prefeito seguinte, Luiz Moreira de Carvalho, contratar o arquiteto José Augusto Bellucci - o mesmo da Catedral, do Maringá Clube, do Grande Hotel Maringá, para projetar uma nova proposta ao local. 

Além de ter desenhado a sua reurbanização, incluindo o paisagismo e o arruamento que conhecemos atualmente, o escritório de Bellucci ainda detalhou o prédio administrativo, que foi executado, e outras estruturas que acabaram não construídas. 

Fontes: acervo de José Zelinda Generoso / grupo Maringá Histórica e Algo mais / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.