Caixa d'água da Sanbra - 1984

1984


De julho de 1984, a imagem mostra a caixa d'água da Sanbra, instalada na então avenida Monlevade, atual Reitor Rodolpho Purpur. Essa estrutura, somada com a chaminé da empresa e outras construções da Zona Industrial, demarcou por décadas a paisagem das imediações. 

A Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro, a Sanbra, iniciou as atividades em Maringá no ano de 1957. Contudo, existem projetos preliminares que datam dos anos 1940. Em todo caso, o primeiro alvará de construção foi expedido pela Secretaria Municipal de Planejamento em 4 de agosto de 1956.

Ocupando as quadras I3 e I4, da Zona 10, a antiga Zona Industrial, a indústria passou a beneficiar, gerenciar e vender milho, café e algodão, além de promover a extração de óleos, produzir ração, dentre outros derivados. 

Embora tenha começado as operações em 1957, consta como data oficial de inauguração o dia 1º de março de 1962, segundo a Revista Manchete especial de 1972, que tratou do avanço e do desenvolvimento de Maringá. Possivelmente, optou-se por demarcar esta como a data de fundação devido a aquele ter sido o momento em que a sua Fábrica de Óleos Maringá, a Fomag, entrou em funcionamento. 

Em uma área com mais de 120 mil m², a indústria operou de 1957 até início de 1994. Ao longo desse período, a Sanbra reconfigurou a dinâmica econômica e territorial da região.

Fontes: acervo de Andréia Pacheco / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.