1971
Entre os dias 28 e 29 de maio de 1971, as instalações provisórias da recém-instalada Universidade Estadual de Maringá sediou um importante evento que discutiu o futuro do ensino superior no estado.
Pouco mais de três anos antes, por meio da articulação de diversas lideranças, uma lei estadual havia criado três universidades pelo Paraná. Trata-se da Lei Estadual nº 6.034, de 6 de novembro de 1969. Assinada pelo governador Paulo Pimentel, ela autorizou a implantação simultaneamente da UEM (Universidade Estadual de Maringá), da UEL (Universidade Estadual de Londrina) e da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa), por meio da agregação de faculdades estaduais existentes em cada uma dessas cidades.
No entanto, além de implantadas, restava buscar recursos para garantir a construção de seus campi, viabilizar equipamentos e assegurar a contratação de professores. Por essa razão, essas e outras instituições organizaram o I Encontro de Reitores do Paraná em Maringá.
A imagem mostra a mesa com reitores de diversas localidades. Ao centro, ao lado do senhor discursando, aparece de óculos o representante da UEM, José Carlos Cal Garcia, seguido do representante da UEL, Ascêncio Garcia Lopes.
Reconheceu os demais personagens? Deixe um comentário.
Fontes: Museu Bacia do Paraná / acervo da Universidade Estadual de Maringá / contribuição de Antonio Carlos Locatelli.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.