1979
Aparecem na imagem de maio de 1979, da esquerda para a direita, Octávio Cesário Pereira Júnior e Raymundo do Prado Vermelho. Na oportunidade, o então secretário de Estado da Justiça do governo Ney Braga havia comparecido a Maringá para receber o título de Cidadão Benemérito. Raymundo Vermelho, por sua vez, além de integrar a diretoria da então Associação Comercial e Industrial de Maringá também era governador do distrito LD-6 do Lions Clube de Maringá.
Filho de Octávio Cesário Pereira e Maria de Sousa Pereira, Octávio Cesário Pereira Júnior nasceu em Itajaí, Santa Catarina, no dia 7 de fevereiro de 1926. Concluído o ensino fundamental, mudou-se para Curitiba para cursar a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná. Formou-se pela turma de 1952. Durante a vida acadêmica, tornou-se presidente do Centro Acadêmico Hugo Simas, do Conselho Permanente da União Paranaense de Estudantes e membro da Congregação da Universidade.
Concluído o curso, fixou-se no município de Cambé, Norte do Paraná, onde exerceu a advocacia. Por força da comprovada vocação política, ingressou no diretório municipal da União Democrática Nacional (UDN), tornando-se mais tarde, presidente. Desenvolvendo permanente ação comunitária, elegeu-se também presidente da Associação Rural e do Sindicato Rural de Cambé. Ampliando prestígio e liderança, passou a ocupar o cargo de conselheiro da Sociedade Rural do Norte do Paraná. Com tal soma de credenciais, elegeu-se deputado federal em 1962. No ano seguinte, Ney Braga, então governador, convocou-o para o cargo de Secretário de Estado do Trabalho e Assistência Social, tendo acumulado, interinamente o cargo de Secretário de Estado da Saúde Pública.
Pouco tempo depois, Ney Braga lhe transferiu como chefe de gabinete do Ministério da Agricultura. Foi eleito suplente de senador em 1967. Reelegeu-se deputado federal em 1973, licenciando-se para exercer o cargo de Secretário de Estado do Interior e Justiça no governo Emílio Gomes. Em 1975, durante a gestão de Jayme Canet Junior, assumiu interinamente, a chefia do Executivo em 1975 e em 1977. Dois anos depois, retornou à Secretaria de Estado da Justiça, no segundo governo de Ney Braga. Reelegeu-se deputado federal em 1983.
Em 1989, Octávio Cesário Pereira Júnior ocupou a presidência do diretório estadual do Partido da Frente Liberal (PFL) e, em meados da década de 1990, afastou-se da política para cuidar do escritório de advocacia em Londrina.
O advogado e político faleceu no dia 23 de novembro de 2003, aos 77 anos de idade.
Fontes: acervo da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná / História biográfica da república no Paraná, de David Carneiro e Túlio Vargas (1994) / Centro de Documentação Luiz Carlos Masson / Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.