Dom Hélder Câmara como paraninfo - 1989

1989


Realizado no Ginásio de Esportes Chico Netto, o registro mostra o paraninfo da colação de grau dos formandos da Universidade Estadual de Maringá (UEM) que aconteceu em outubro de 1989. Trata-se de Dom Hélder Pessoa Câmara, um influente líder da igreja católica da época. 

Durante a sua visita pela cidade, Dom Hélder também atendeu a imprensa e proferiu uma palestra na UEM. Na oportunidade, acabou acompanhado do então vice-reitor, professor Jacó Gimennes, e do padre da Arquidiocese de Maringá, Júlio Antônio da Silva. 

Dom Hélder Câmara foi um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e grande defensor dos direitos humanos durante a ditadura civil-militar no país. Pregava uma igreja simples, voltada aos pobres e a não-violência. Por sua atuação, recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais. Foi o brasileiro mais vezes indicado ao Prêmio Nobel da Paz, contabilizando quatro menções.

Dom Hélder faleceria em agosto de 1999, aos 90 anos. A Lei nº 13 581, de 26 de dezembro de 2017, o declarou como Patrono Brasileiro dos Direitos Humanos.

Fontes: acervo da Universidade Estadual de Maringá / Museu Bacia do Paraná / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.