Professores da Faculdade Estadual de Direito - 1971

1971

Criada por meio da Lei Estadual nº 5.304, de 29 de abril de 1966, a Faculdade Estadual de Direito de Maringá funcionou, primeiro, em parte das estruturas do Colégio Marista, na avenida Tiradentes. O gabinete do diretor e a sua secretaria foram instaladas em salas cedidas pelo advogado Adriano José Valente, nos pavimentos superiores do edifício onde funciona no térreo o Banco Itaú, na avenida Duque de Caxias. Depois, a faculdade foi transferida para o Instituto de Educação Estadual de Maringá e, por fim, para o Colégio Regina Mundi.

Os cursos de Direito, Ciências Econômicas, Filosofia, Ciências e Letras, que eram ofertados por meio de três faculdades estaduais na cidade, serviram de base para a criação da Universidade Estadual de Maringá em 1969. Foi assim que a primeira turma de Direito colou grau em 12 de fevereiro de 1971.  Dos 29 bacharéis, apenas 3 eram mulheres. 

Muitos foram os professores que lecionaram naquele curso durante o período inicial, como Jorge Saraiva Anastácio, Rodolfo Purpur, Luiz Gabriel Pereira dos Santos, Ivan Neves Pedrosa, Hélenton Borba Cortês, Luiz Guimarães Gabriel Sampaio, Caetano Beltran, Moacir Corrêa, Mário Ferreira Paes, Ademar Barreiros, Waldemar Allegretti e Lauro Werneck.


Na imagem, registrada durante a colação de 1971, vemos alguns destes mestres. O segundo, da esquerda para a direita, é o advogado Ivan Neves Pedrosa. 

Fontes: acervo de Maria José Vieira / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.