1975
Quando se fala sobre a história da sinalização de trânsito em Maringá, rapidamente lembramos de Divino Bortolotto. Empreendedor, ele foi o responsável pela criação do protótipo do semáforo de ciclo visual que conhecemos atualmente. O primeiro deles foi instalado na travessa Júlio de Mesquita Filho, em janeiro de 1976.
No entanto, antes desse conhecido modelo com temporizador entre o ciclo de passagem (verde), atenção (amarelo) e parada (vermelho), outras empresas do ramo produziam semáforos em formato tradicional: duas luzes no topo (vermelho), uma ao centro (amarelo) e uma abaixo (verde).
Uma delas era a Indústria e Comércio de Sinalização Ouro Verde Ltda. Utilizando-se do slogan "Cidade Sinalizada - Cidade Civilizada", essa empresa matinha sua sede na rua Santos Dumont, nº 2.520, em Maringá, além de uma filial na capital paulista, na avenida 9 de Julho, nº 1.223 - Sala 22.
Credenciada pelo Departamento Nacional de Trânsito, até 1972 a Ouro Verde já havia instalado os seus equipamentos em Maringá, Rolândia, Apucarana, Jandaia do Sul, Paranavaí, Umuarama, Cascavel, entre diversas outras cidades.
Fontes: Revista Maringá Ilustrada de maio de 1972 / Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.