Queda de avião em Maringá (outro ângulo) - 1957

1957

O décimo aniversário de Maringá foi recheado de atividades. Além dos festejos cívicos e outras solenidades, um show de acrobacias da Força Aérea Brasileira (FAB) abrilhantou a extensa programação no dia 11 de maio de 1957. No entanto, o evento terminou em tragédia.

A aeronave de prefixo T-6-D-1634 tocou uma de suas asas em um dos mastros fixados na praça Raposo Tavares, destacando-a do equipamento. Já desgovernado, chocou-se contra o solo próximo da caixa d'água da Rede Viação Paraná-Santa Catarina, na Estação Ferroviária. Os dois ocupantes, 1º tenente Dagoberto Seixas dos Anjos e 2º tenente Afonso Ribeiro Melo, tiveram morte instantânea.

A imagem mostra os destroços logos após o impacto e a multidão que se formou nas imediações. 


Muitas outras fotos registraram o acidente, porém o cinegrafista e fotógrafo Renato Melito conseguiu flagrar a queda. A sequência foi publicada na revista Manchete naquele mesmo ano, conforme destacou o impresso: 

“O jornalista Renato Melito, de Londrina, estava assistindo a uma série de solenidades em Maringá, no Paraná, quando viu, estarrecido, que um dos seis aviões da esquadrilha da FAB que fazia evoluções tinha batido num mastro da pracinha, quebrando a asa. O aparelho rodou desesperadamente em torno da cidade, e espatifou-se num terreno baldio, graças à habilidade do piloto, que conseguiu desviar-se das casas. 

Melito fez a sensacional sequência que apresentamos numa demonstração de sangue frio e espírito profissional, arriscando-se inclusive a ser esmagado pela potente máquina que caiu em chamas. O piloto (e copiloto) morreu”.

Fontes: Revista Manchete de maio de 1957 / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.