1960
Provavelmente, a imagem date do final da década de 1960. Nela vemos ao centro, de blazer escuro, o diretor do Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, Basílio Baccarin. Tendo concluído o Magistério, o professor prestou concurso em Curitiba e iniciou os trabalhos em Maringá no ano de 1964.
A exposição de trabalhos que Baccarin organizara com professores e alunos frutificaria em um grande evento daquela instituição de ensino, a qual o diretor mantinha de forma rígida e disciplinada.
Devido a magnitude, a Feira de Ciências do Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal foi realizada em um galpão na avenida São Paulo esquina com a avenida Mauá. Construído para abrigar o Mercado Municipal, as obras foram interrompidas e a estrutura adaptada para eventos de diversas naturezas.
Com o sucesso, a terceira edição da feira passou a ser nacional. Aquela Fenaci, sigla adotada, aconteceu entre os dias 12 e 15 de outubro de 1972. Segundo a imprensa da época, mais de 3 mil m² foram destinados para a exposição de trabalhos de estudantes não só de Maringá, mas também de equipes vindas de escolas de outros quinze estados.
Dentre outras atividades extracurriculares, o Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal mantinha o Cefe (Centro de Estudos para Foguetes Espaciais). Por meio deste Centro, aficionados e motivados por uma série de avanços tecnológicos aeroespaciais, diversos alunos planejavam lançar um foguete de teste com pouco mais de um metro. Aquela pesquisa foi financiada por empresários locais.
Fontes: Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.