Série: Quem? - Colégio Brasílio Itiberê - 1971

1971


A imagem feita pelo dentista e fotógrafo amador Laércio Nickel Ferreira Lopes mostra a concentração das alas dos alunos que desfilaram em maio de 1971, durante as comemorações do 24º aniversário de Maringá. Com uniforme cor azul-piscina, vemos os jovens do Colégio Estadual Brasílio Itiberê, localizado às margens da atual avenida Itororó, na Zona 2. 

Feito na avenida XV de Novembro, no centro da cidade, quem seriam esses garotos e garotas? Reconheceu alguém? Deixe um comentário.

Originalmente nomeado 4º Grupo Escolar de Maringá, este estabelecimento de ensino foi criado em 1961. Depois, passaria a se chamar Loyde Novaes e, por fim, Brasílio Itiberê. 

A homenagem faz referência a um diplomata e músico brasileiro. Nascido em Paranaguá no dia 1º de agosto de 1846, Brasílio Itiberê da Cunha formou-se em Direito. Pianista desde a juventude, conquistou fama como compositor. Nomeado embaixador em Portugal, o advogado faleceu antes de assumir a função, em 11 de agosto de 1913, aos 67 anos de idade. Itiberê é patrono da cadeira de número 19 da Academia Brasileira de Música

Fontes: acervo da família Ferreira Lopes / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.