Cordiolli em frente à um Ford - Anos 1950

1950


Possivelmente, a imagem date do final da década de 1950. Vemos à esquerda, Laurindo Cordiolli e um personagem não identificado em frente a um caminhão Ford F-600, modelo 1957.

O veículo era da Casa Vila Real, que funcionava na avenida Paraná esquina com a avenida Carneiro Leão. Na cidade, este estabelecimento entrou em funcionamento no dia 11 de agosto de 1953. Dedicado ao ramo de secos e molhados tanto no atacado quanto no varejo, contava com matriz em Londrina, além de filiais em São Paulo, Arapongas e Maringá.  

Nascido em Lusitânia no ano de 1937, distrito da paulista Jaboticabal, Laurindo Cordiolli se mudou para Maringá junto dos pais em 1951. Estabelecidos próximo à Estrada Guaiapó, ainda jovem trabalhou em fazendas de café e comércios. Para a região urbana, transferiu-se aos 18 anos. Então, trabalhou na Casa Vila Real, quando conquistou a carteira de motorista, e na Hermes Macedo S/A, onde conseguiu comprar uma lambreta. 

Mais tarde trocou a lambreta por uma debulhadora de milho. E, com a venda desse equipamento e mais alguns recursos que havia economizado, adquiriu o seu primeiro caminhão, um Ford F600, ano 1966.

Em 1977, Laurindo iniciou as atividades da Cordiolli Transportes, que, atualmente, conta com centenas carretas e colaboradores. 

Laurindo foi um dos mentores e fundadores do Grupo dos 10, o G10, em 2000. Referência como modelo inovador de cooperação, hoje, o conglomerado está entre as cinco maiores empresas do ramo de transportes rodoviários do Brasil. 

Fontes: acervo da família Codiolli / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.