1980
Provavelmente feito no final da década de 1980, o registro mostra a locomotiva de prefixo nº 608 protegida por sua cobertura de telhas de barro. Denominada "Estação Ferroviária dos Pioneiros", esta estrutura foi inaugurada durante a primeira gestão do prefeito Said Felício Ferreira, em agosto de 1984. Aquela foi uma medida que visou amenizar os impactos que as intempéries climáticas vinham causando ao equipamento de transportes.
Popularmente conhecida como "Maria Fumaça", esta foi a locomotiva que participou da inauguração da Estação Ferroviária de Maringá em 31 de janeiro de 1954. Quase duas décadas depois, no mês de dezembro de 1972, o veículo retornou à cidade. Dessa vez, em sua última e definitiva viagem. Até então, ela prestava serviços na região de Mafra, em Santa Catarina, onde foi vista pelo então prefeito Adriano José Valente, que solicitou imediatamente sua doação para que ficasse exposta como símbolo do progresso local. O pedido foi prontamente atendido pela Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA).
O transporte da "Maria Fumaça", do pátio de manobras ferroviárias, localizado próximo à avenida Tamandaré, até o Parque do Ingá, foi executado em janeiro de 1973.
Apenas entre 2018 e 2019, que a estrutura que a abriga foi modernizada e melhorada. Momento também que a locomotiva foi restaurada.
Fontes: Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.