1986
Houve um período em que o Ginásio de Esportes Chico Netto serviu como palco para os principais espetáculos artísticos de Maringá. Para se ter ideia, em um pequeno período no mês de abril de 1986, a estrutura contou com shows da banda RPM (dia 5), de Roberto Carlos (dia 6) e da dupla Sá & Guarabyra (dia 11). Embora todos tenham reunido milhares de expectadores, o primeiro deles merece destaque.
A partir dos sucessos das músicas do álbum "Revoluções por minuto", lançado no ano anterior, aquela era a segunda apresentação do RPM em Maringá - a primeira havia acontecido em novembro de 1985. Com promoção da Maringá FM, da Rádio Jornal e de O Diário do Norte do Paraná, o show contou com o patrocínio da Antike, uma loja de vestuário, e da Art Som, especializada em equipamentos sonoros.
O espetáculo "Rádio Pirata", dirigido por Ney Matogrosso, contava com cortinas de fumaça, raios laser e outras tecnologias somente possíveis devido ao uso dos ainda primitivos microcomputadores.
Segundo matéria veiculada no Caderno C, em O Diário do Norte do Paraná de 5 de abril de 1986, "nas lojas de discos de Maringá, o RPM lidera a vendagem em termos de grupos nacionais. Armando Costa Mello, da Pop, informa que a venda prossegue boa; o RPM supera a venda do Ultraje a Rigor, Roupa Nova etc. Nas emissoras de rádio, o grupo está entre os mais solicitados."
É bom destacar que a segunda passagem da banda por Maringá se deu em um intervalo de apenas cinco meses. Naquela oportunidade, o RPM teria batido o recorde de público presente no Ginásio de Esportes Chico Netto. Sem citar números oficiais, a matéria veiculada um dia após o espetáculo destacou que o RPM havia superado os recordes anteriores, que foram contabilizados em uma partida de basquete com o time estadunidense Harlem Globetrotters e com o show/palestra do padre Zezinho.
A foto feita por Heitor Marcon comprova o grande público que acompanhou o show "Rádio Pirata", em 5 de abril de 1986.
Fontes: O Diário do Norte do Paraná de 5 e 6 abril de 1986 / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.