1990
Às 10 horas do dia 18 de março de 1990, aconteceu o lançamento da pedra fundamental do novo salão cultural e social da Paróquia São José Operário. As obras foram viabilizadas em um terreno doado pela Municipalidade à Mitra Diocesana de Maringá, por intermédio do prefeito Ricardo Barros e do presidente da Câmara de Vereadores, Jamil Josepetti.
Localizada no lote 3 da quadra 6, na Zona 3 (Vila Operária), a nova estrutura teve projeto assinado pelo engenheiro Gilnei Bertoncin, o qual aparece discursando na segunda imagem. O padre Silvino Pedro Rabuske, pároco, surje à direita no primeiro registro.
Reconheceu os demais personagens? Deixe uma mensagem.
A história desta igreja começa em 1948, quando foi fundada uma capela de madeira na região da Zona 3, tendo o esposo de Maria como padroeiro, sob a invocação de José Operário, protetor dos trabalhadores. A igreja de alvenaria começou a ser construída em 22 de março de 1950, quando ocorreu o lançamento da pedra fundamental com a benção do padre Emil Clemens Scherer e do bispo de Jacarezinho, Dom Geraldo de Proença Sigaud. Dentre outras autoridades, Herman Moraes Barros também esteve presente, representando a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná.
Sendo um dos bairros mais populosos da cidade, a sua comunidade católica cresceu rapidamente. Assim, acabou elevada a paróquia em 14 de agosto 1954, quando a Diocese de Jacarezinho desmembrou-a da Paróquia Senhora da Glória de Maringá.
Fontes: acervo da Paróquia São José Operário / Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.