1970
Feita pelo dentista e fotógrafo amador, Laércio Nickel Ferreira Lopes, a imagem data do início dos anos 1970.
Apresentando detalhes das sepulturas do Cemitério Municipal de Maringá, o registro ainda permite visualizar áreas não ocupadas ao fundo, bem como covas demarcadas apenas por crucifixos, além das ruas internas não estarem pavimentadas.
Durante a primeira gestão do prefeito João Paulino, entre 1961 e 1965, fez-se necessária a execução de uma reorganização interna deste campo santo, que vinha sendo ocupado de forma desordenada desde a década anterior. Por essa razão, o prefeito acabou acusado de profanação de túmulos, sendo que alguns corpos teriam se perdido durante as obras. Coube ao prefeito seguinte, Luiz Moreira de Carvalho, contratar o arquiteto José Augusto Bellucci - o mesmo da Catedral, do Maringá Clube, do Grande Hotel Maringá, para projetar uma nova proposta ao local.
Além de ter desenhado a sua reurbanização, incluindo o paisagismo, ainda detalhou o prédio administrativo, que foi executado, e outras estruturas que acabaram não construídas.
Fontes: acervo da família Ferreira Lopes / foto de Laércio Nickel Ferreira Lopes / Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.