1948
De 1948, a imagem mostra membros da Congregação Mariana junto ao padre Emil Clemens Scherer (sentado de batina preta e chapéu). O grupo aparece ao lado da Capela Santa Cruz, em região já considerada "Maringá Velho" à época.
A Congregação Mariana é uma associação composta de leigos católicos que procuram seguir o Cristianismo por meio de uma vida consagrada à Mãe de Deus, a Virgem Maria. "Santidade e apostolado" são suas metas para a transformação cristã da sociedade. Os seus membros, quando homens, são chamados de congregados marianos e, como é possível identificar, cada qual utiliza fitas douradas com medalhas. Aparentemente, apenas cinco dessas pessoas não estão com este símbolo em seu peito.
Quanto a Scherer, considerado o primeiro padre da cidade, o alemão adaptou o nome para Emílio Clemente. Tendo aportado por aqui em 1939, construiu a Capela São Bonifácio em sua fazenda - a primeira da localidade. Dentre outras realizações, liderou a comunidade em prol da edificação da Capela Santa Cruz, que foi inaugurada em 1947.
Dado seu perfil inflexível, entrou em conflito com outros clérigos que foram designados para assumir a paróquia que se instalou no ano de 1950. Em consequência, e somado ao fracasso de seus empreendimentos rurais, Scherer deixou Maringá no ano de 1954.
Leia mais sobre a sua biografia clicando AQUI.
Acervo da Família Gonçalves / Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.