Sede da Rádio Cultura - Anos 1990

1990

Quando criada em 1951, a Rádio Cultura de Maringá operava na frequência AM. A fim de modernizar as transmissões, mais tarde o Governo Federal criou um programa de incentivo para que as concessionárias pudessem operar também na frequência FM. Novidade que, embora com menor alcance, garantia maior qualidade aos ouvintes. Contudo, o seu diretor, Samuel Silveira, não demonstrou interesse. 

Mais tarde, os demais sócios, Carlos Piovezan, Joaquim Dutra e Reginaldo Nunes Ferreira, foram até Brasília para dialogar com a Dentel (Departamento Nacional de Telecomunicações), atual Anatel. Sem o incentivo, descobriram que Maringá não teria mais espaço para concessões FM. Assim, optaram por obter uma transmissão FM por Marialva, quando fundaram a empresa Rádio Cultura de Marialva Ltda., que foi ao ar em 10 de junho de 1989. 


As imagens mostram as estruturas da Rádio Cultura no final da década de 1990, quando ainda funcionava na avenida XV de Novembro esquina com a avenida Herval (a entrada do estúdio era feita por uma porta nesta via). Ambas eram transmitidas a partir deste local, sendo a frequência FM 102,5 e a frequência AM 1390. 

Em 2002, o grupo O Diário, de Frank Silva, adquiriu a Rádio Cultura AM. A FM seguiu em atividade, sendo transferida para a avenida Euclides da Cunha, e acabou vendida ao Grupo Paranaense de Comunicação em 2011. 

Fontes: acervo e contribuições de Reginaldo Nunes Ferreira / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.