1ª transmissão ao vivo do Programa Pinga Fogo na TV - 2003

2003


Diante dos avanços tecnológicos, a primeira transmissão ao vivo do Programa Pinga Fogo na TV aconteceu em 2003. A partir de um protesto de agricultores que haviam bloqueado a rodovia, coube ao então repórter cinematográfico Vidal Balielo Jr. operar ainda em formato de teste os modernos equipamentos da TV Maringá, canal 6, afiliada à Rede Bandeirantes. 

Balielo assim registrou aquele fato em suas redes sociais: "No ombro, uma Panasonic AG-DVC7 equipada com porta IEEE 1394 (FireWire), uma revolução para a época". 

Aquele primeiro teste viabilizou a entrada via link para que a transmissão se desse em tempo real com o estúdio, de onde o âncora, Pinga Fogo de Oliveira, comentava o fato. Para tal façanha, Balielo explicou que era preciso direcionar o mini satélite montado à unidade móvel, um Fiat Uno, às torres receptoras. Aquilo não era tarefa simples. "(...) tinha que ser mirado manualmente até se conectar, na direção da praça das Antenas (...). Via telefone se ajustava a direção (mais pra direita, mais pra esquerda) com o famoso Tonhão, que ficava na retaguarda dentro do switcher da emissora checando o sinal".

Mesmo com o empenho, o sistema ainda era bastante precário se comparado aos dias de hoje. "Nem sempre dava certo por causa dos ventos e do calor, que causavam influência nessas conexões", explicou Vidal Balielo Jr. 

Fontes: acervo de Vidal Balielo Jr. / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.