Inauguração do Avenida Center - 1989

1989

Em outubro de 1962, as obras do Mercado Municipal de Maringá, localizado na avenida Mauá esquina com a avenida São Paulo, estavam paralisadas. Essa estrutura havia se tornado um problema para o Município. Tendo assumido a sua construção, a Prefeitura não pôde dar continuidade porque precisava respeitar os direitos adquiridos pelos compradores de seus boxes. Agravando ainda mais a situação, a construtora da época não possuía condições para concluir o projeto. 

Por essa razão, o prédio inacabado acabou sendo adaptado como ginásio de esportes. Além de jogos, shows passaram a ser realizados. Crianças também usavam irregularmente as suas estruturas para as mais diversas brincadeiras. 

No início da década de 1970, o local seria ocupado pelo Centro de Abastecimento de Maringá e Região, a Ceamar. Contudo, foi somente em maio de 1975 que o espaço entrou em funcionamento, mas com o nome de Horto Mercado. 

Visando transferir aquele equipamento do centro da cidade, o então presidente da Companhia Agropecuária de Fomento Econômico do Estado do Paraná, Osmar Dias, tentou licitar por duas oportunidades as obras da Ceasa, na saída para Campo Mourão. Aquele edital público oferecia como parte do pagamento o terreno na esquina das avenidas São Paulo com a Mauá.

Após revisões no descritivo técnico, a Empreendimentos Imobiliários Ingá foi a única empresa a participar da última concorrência pública. Além de executar as obras da Ceasa, que foi inaugurada em 15 de agosto de 1987, os sócios da Ingá - Antônio Carlos Braga, os irmãos Adelino e Domingos Bertoncelo, além de José Aparecido Sforni, resolveram implantar o primeiro shopping center de Maringá nas estruturas utilizadas até então pelo Estado como parte do pagamento daquele contrato público. 

Após diversas intervenções e melhorias na infraestrutura, o Avenida Center abriu as portas em 10 de novembro de 1989. Além de seus sócios, lojistas e público em geral, diversas autoridades participaram daquela solenidade: o então prefeito Ricardo Barros e o advogado Paulo Roberto Pereira de Souza, que ocupava o cargo de secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Paraná, desataram o laço inaugural; o vereador Paulo Mantovani; Carlos Mamoru Ajita, então presidente da Associação Comercial e Industrial de Maringá (Acim). 


Fontes: Acervo Maringá Histórica / Acervo da Empreendimentos Imobiliários Ingá.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.