Planta de Maringá - 1948

1948

Em 1946, a Companhia de Terras Norte do Paraná contratou o urbanista Jorge de Macedo Vieira para confeccionar o projeto de Maringá. O engenheiro-arquiteto se valeu dos rascunhos que foram elaborados por seus colegas e contemporâneos de academia, Cássio da Costa Vidigal e Gastão de Mesquita Filho. No início do ano seguinte, a colonizadora já executava a abertura de ruas e avenidas na região mais plana do território da futura cidade, à leste de onde havia sido implantado o núcleo embrionário do vilarejo. 

Em maio de 1947 ocorreu o lançamento da venda de lotes no território que ficou imediatamente conhecido como "Maringá Novo". Essa área era originalmente composta por dez zonas, sendo uma delas destinada à ocupação industrial. 


A planta em questão, do arquivo da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná e com escala 1 : 20.000, mostra em detalhes como os lotes urbanos e, parte dos rurais, à esquerda, estavam divididos. A partir do documento, a área da cidade somava 14,75 km². 

Na base à esquerda, próximo a demarcação "Estrada Paisandú /  para Guaíra", vemos as datas de registros que este mapa teve junto aos órgãos de Mandaguari, Município ao qual Maringá fazia parte como Distrito à época. 

Fontes: Acervo CMNP / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.