A origem do "peladão" - 1972

1972


Feita a partir da avenida Brasil, a imagem mostra a praça 7 de Setembro ao longo da década de 1970. À esquerda aparece uma pessoa uniformizada. 

Com belo projeto paisagístico, este logradouro foi urbanizado no final da gestão do prefeito Adriano José Valente. Dentre suas promessas para as festividades do jubileu de prata de Maringá, realizado ao longo de 1972, o então prefeito viabilizou uma série de modernizações pelos passeios públicos. Foi quando a praça Raposo Tavares ganhou um espelho d'água no lugar de sua antiga fonte luminosa. 

Naquela conjuntura, a praça 7 de Setembro teve uma atenção especial. Além de urbanização, ela ainda ganhou áreas de contemplação. Por meio de um concurso público, a proposta do artista plástico Henrique Aragão foi a selecionada para essa finalidade. Denominado "Monumento ao Desbravador", a estatua feita em bronze apresenta uma pessoa despida e com os braços levantados ao alto, representando os antigos moradores que aqui chegaram para se instalarem em meio à densa floresta. 

Ambientando o entorno do ponto ao qual o monumento foi instalado, construiu-se três machados estilizados em concreto armado e um espelho d' água com chafarizes. 

Quando a estátua foi instalada, muitos moradores das imediações não ficaram satisfeitas pelo fato de sua parte traseira não estar coberta com vestimentas. Por essa razão, quase que de imediato o espaço ficou conhecido como "praça do Peladão". 

Fontes: Acervo CMNP / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.