A arquitetura do Maringá Clube - Década de 1960

1960


As duas imagens mostram o cuidado que o arquiteto José Augusto Bellucci teve ao projetar o salão social e como ele distribuiu sua construção em meio à piscina do Maringá Clube. Ainda na década de 1950, Bellucci já havia desenvolvido outras estruturas pela cidade, como o Grande Hotel Maringá e a Catedral Nossa Senhora da Glória. 

Fundado em 28 de junho de 1956, durante reunião realizada no Restaurante Lord Lovat, o espaço surgiu para suprir a demanda social e de lazer da elite local, a qual já vinha se reunindo em outros ambientes, como o Aeroclube e o Clube Hípico.

O Maringá Clube teve como primeiro presidente Manoel Mendes Mesquita. Néo Alves Martins ocupou a função de tesoureiro e Paulo Afonso Mesquita Sampaio acabou indicado como secretário. Então, coube à Companhia Melhoramentos Norte do Paraná doar uma área às margens da avenida Cerro Azul, com quase 25 mil m², na Zona 2.

Ao longo das décadas diversas foram as intervenções promovidas em suas estruturas. Hoje, pouco sobrou da arquitetura modernista projetada por José Augusto Bellucci.

Fontes: Acervo da família Ferreira Lopes / Fotos de Laércio Nickel Ferreira Lopes / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.