As Catedrais de Maringá e os demais prédios - 1972

1972


O belo registro foi feito pelo dentista e fotógrafo amador Laércio Nickel Ferreira Lopes em 1972. Apresentando uma perspectiva ampla, Nickel nos permite, através de sua lente, entender a distribuição espacial de algumas instituições e empresas que foram erigidas no coração de Maringá. 

À esquerda está a Catedral com sua arquitetura cônica em fase final de obras. Sob orientações do bispo Dom Jaime Luiz Coelho, a estrutura foi concebida pelo arquiteto paulista José Augusto Bellucci; ao lado aparece a Catedral de madeira. Com pedra fundamental lançada em 1948 e prédio inaugurado em 1950, a sua área foi sendo ampliada ao longo dos anos para atender ao crescente número de fieis. Devido a quantidade de veículos estacionados nas proximidades, é possível intuir que aquele era um dia de missa. 

À direita, o Maringá Bandeirantes Hotel é identificado parcialmente. Construído pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, o equipamento de hospedagem abriu as portas em setembro de 1956. No início da década seguinte foi vendido para as Organizações Ferrareto e, depois, ao empresário Jakob Zwecker; ao fundo vemos o grande pavilhão branco do Instituto de Educação Estadual de Maringá. Até 1966, o espaço era ocupado pelo Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal. 

Fontes: Acervo Família Ferreira Lopes / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.