Desmontagem da Catedral em madeira - 1973

1973


No início de janeiro de 1973, as estruturas em madeira que serviram até então como templo à igreja matriz de Maringá foram desmontadas. Ao longo dos dias que seguiu o trabalho, o dentista e fotógrafo amador Laércio Nickel Ferreira Lopes realizou diversos registros para a posteridade. Alguns deles já foram apresentados por aqui. Este é mais um dos takes feitos durante aquela ação. 

Dentro de poucas semanas a arquitetura histórica foi desaparecendo para dar espaço a uma praça. Mais tarde, a sua madeira seria utilizada para a construção de casas populares no Núcleo Social Papa João XXIII, projeto assistencial criado por Dom Jaime Luiz Coelho na região da Vila Vardelina. Inclusive, o bispo diocesano falaria em diversas oportunidades que este era o seu principal legado à cidade. 

Importante salientar que os sinos presentes nas torres do edifício em madeira seriam preservados para que, junto de outros que foram confeccionados mais tarde, fossem instalados no segundo andar do mirante da basílica em março de 2022. Aquela atividade integrou os festejos do jubileu de ouro da Catedral - a estrutura construída em concreto armado foi concluída em outubro de 1972.

Fontes: Foto de Laércio Nickel Ferreira Lopes / Acervo Família Ferreira Lopes / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.