Avenida Getúlio Vargas, Fuscas e um semáforo - Década de 1970

1970


O registro mostra o encontro da avenida Getúlio Vargas com a rua Santos Dumont, ao longo da primeira metade da década de 1970. Além da Catedral Nossa Senhora da Glória, que teve parte da obra bruta concluída em outubro de 1972, vê-se à direita o Edifício Maria Tereza com os luminosos da Promove e da Crefisul, empresas responsáveis por parte de sua incorporação. 

A quantidades de veículos Volkswagen modelo Fusca impressionam. Preferência nacional, segundo registros da época, eram a maioria absoluta pelas ruas e avenidas. 

De toda sorte, o destaque fica ao enquadramento que foi dado à imagem, evidenciando um semáforo modelo três tempos: duas lâmpadas vermelhas sinalizavam a obrigatoriedade de parada; ao centro, uma luz amarela apontava atenção; na base, a cor verde dava sinal de passagem. 

Ainda em versão mais modesta, o primeiro destes equipamentos viários foi instalado na cidade em 1956. O ponto escolhido foi a avenida Getúlio Vargas esquina com a avenida Brasil, a uma quadra de onde a imagem foi feita. Mais tarde, em 1976, um maringaense inovou ao criar o semáforo de ciclo visual. Inventado por Divino Bortolotto, o modelo tinha o objetivo de informar o tempo de espera aos motoristas, diminuindo a ansiedade e aumentando a segurança aos pedestres.

Ao longo dos anos, a invenção foi sendo espalhada em diversos cruzamentos de Maringá. 

Fontes: Acervo CMNP / Acervo Maringá Histórica. 

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