2024
O documentário Uma História em Muitas Mãos é um material produzido no estilo Docudrama, onde além das entrevistas foram filmadas cenas com atores reconstituindo fatos do cotidiano dos surdos.
O roteiro foi construído pensando em abordar fatos históricos que envolvem a comunidade surda de Maringá e das principais entidades de apoio a essa comunidade, como o Colégio Bilingue para Surdo (Anpacin) e a Associação dos Surdos de Maringá (Asumar). Apresentamos também algumas informações referente a criação e evolução da língua de sinais no Brasil e a mudança de paradigma na educação da população surda do modelo oralista para o bilíngue.
A pesquisa de conteúdo e escolhas dos entrevistados que participaram do filme foram feitas pelas professoras doutoras, surdas, Daniele Miki Fujikawa e Marília Ignatius. Ao todo foram 10 entrevistados surdos e 7 ouvintes que tentara transmitir um panorama de como os surdos vem se organizando ao longo dos anos em Maringá, das dificuldades de comunicação que dificultam coisas como ir ao médico, fazer uma graduação, entrar no mercado de trabalho, reunião de pais, etc. Mas também traz informações positivas das conquistas que aconteceram também, como implementação da educação bilingue em língua de sinais, a obrigatoriedade de intérprete em instituições de ensino, reconhecimento da língua de sinais brasileira, Libras, como segunda língua oficial do Brasil e que passou a ser um meio legal de comunicação desta comunidade.
O material foi produzido pela Cosmos Filmes em a parceria com o Arena das Artes e contou com a direção de Thayse Fernandes e Daniele Miki.
Segundo Alan Gaitarosso um dos fatores que motivaram a produção do documentário foi a falta de registros sobre a produção e história do surdo aqui em Maringá. “Sempre converso com amigos surdos para tentar entender um pouco o que já foi feito na cidade para eles e por eles, sempre me contam boas histórias, mas percebi que isso não está registrado em lugar nenhum, além da memória dessas pessoas, por isso para Dani, que é escritora e também muito preocupada com registros das produções artísticas dos surtos, de convidar essas pessoas para contar suas histórias e registramos, espero que esse material sirva para que as novas gerações de surdos compreendam com as coisas foram construídas até chegarmos no ponto que estamos, mas também sirva de referência para que o ouvinte entenda um pouco mais do dia-a-dia deles.
O documentário foi exibido presencialmente no dia 03/05 no CineSesc agora ficará disponível nos canais do YouTube do Arena das Artes e do Maringá Histórica.
Ficha Técnica:
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.