1940
Com informações altimétricas, o raro documento apresenta o descritivo técnico das pistas de pousos e decolagens do Aeroporto de Maringá. Devido ao registro no ter sido feito pelo Município de Mandaguari, a planta foi confeccionada entre fins de 1947 e início de 1949.
A inauguração do campo de pouso/aviação local ocorreu em 18 de setembro de 1949. A obra foi financiada pela Companhia de Terras Norte do Paraná como uma estratégia de conectar o então distrito com o espaço aéreo da região. Tratava-se de uma forma mais prática para superar os desafios que eram impostos pelas precárias estradas.
Naquela solenidade, diversos pilotos de aeroclubes espalhados pelo Norte do Paraná estiveram presentes, além de muitas autoridades e funcionários da colonizadora.
Importante salientar que no projeto urbano de Maringá elaborado por Jorge de Macedo Vieira, havia três pistas para o futuro aeroporto. A pista III não chegou a ser construída. A pista II foi pouco utilizada, visto que seu eixo era justaposto aos ventos predominantes, o que dificultava pousos e decolagens. Assim, a pista I que acabou se tornando oficial.
Em maio de 1957, o equipamento aeroviária foi batizado como Gastão Vidigal, durante o ciclo dos festejos do décimo aniversário da cidade.
Fontes: Acervo CMNP / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.