1980
A primeira delegacia da cidade foi instalada no núcleo urbano inicial, ainda na década de 1940. Junto dessa estrutura de segurança pública funcionava a cadeia. Com a inauguração das vendas de lotes na região que ficaria conhecida como Maringá Novo, esse equipamento foi transferido para a avenida Paraná, entre a avenida Tamandaré e a então rua Bandeirantes, hoje Joubert de Carvalho. Ocupando um precário prédio de madeira, funcionou ali até o início da segunda metade dos anos 1950. Foi quando outra edificação começou a ser construída.
Mudando-se para a esquina da avenida Paraná com a então rua Guaíra, as obras da delegacia em alvenaria foram executadas entre 1958 e 1960. Inaugurado, o local acabou popularmente conhecido como "casarão amarelo", nome dado pelo repórter policial Lenin Schimidt devido a sua coloração.
Então administrada pelo comandante Haroldo Cordeiro, a delegacia/cadeia ganhou evidência em novembro de 1967, quando Clodimar Pedrosa Lô, com 15 anos, foi torturado em uma de suas salas até a morte. Por meio da imprensa, a partir daquele momento diversos outros casos de abusos e assassinatos vieram à tona.
A imagem mostra a delegacia no início da década de 1980. Na época, o equipamento público do Estado do Paraná também era ocupado com outras finalidades, como a emissão de Registros Gerais (RG). Tanto pela avenida Paraná quando pela rua Guaíra é possível identificar Fuscas estacionados.
Fontes: Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.