Corpo de Bombeiros - Década de 1980

1980

O Corpo de Bombeiros foi instalado em Maringá no dia 8 de agosto de 1957, durante a gestão do prefeito Américo Dias Ferraz. Sob a designação de 5ª Guarnição de Fogo (GF), funcionou em um alojamento de apenas 10 m², que foi construído em madeira, localizado na esquina das avenidas Paraná e Tamandaré. Mantinha, à época, uma guarnição composta por apenas quatro bombeiros e somente uma viatura doada pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DEER).

Em 20 de setembro de 1963, o então Aspirante a Oficial Amaury Antonello assumiu como primeiro Oficial Comandante da fração, que era subordinado ao 3º Grupamento de Incêndio, com sede em Londrina. Posteriormente, graças ao trabalho do então Delegado Regional de Polícia, o coronel Haroldo Cordeiro, o Corpo de Bombeiros foi transferido para um barracão de madeira ao lado da Delegacia de Polícia, situado à avenida Guaíra, onde permanece até os dias de hoje.

Em substituição ao antigo barracão de madeira, foi inaugurado em 31 de março de 1973 o novo quartel de alvenaria (primeira e segunda imagens), obra que teve início na gestão do prefeito Adriano Valente e concluída na gestão seguinte, de Sílvio Magalhães Barros. Mais tarde, em 19 de março de 1974, o 2º Ten. Miguel Kfouri Neto, contando com um efetivo de 18 homens, assumiu o comando do 5º GF, agora denominado 3ª Seção de Combate a Incêndio (SCI), subordinada ao 3º Grupamento de Incêndio, que também mantinha sua sede em Londrina.

Visando a regulamentação dos serviços de bombeiros na área de Maringá, em 28 de setembro de 1977 foram transformados em Leis pelo Legislativo Municipal, os convênios Estado-Município, com a criação do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (FUNREBOM), e com ele, outras duas leis instituíram também as taxas de combate a incêndio (TCI) e de vistoria de segurança contra incêndios (TVSCI). Este formato também foi adotado em todas as cidades sede de Unidades de Bombeiros, no Paraná.

Ainda sob o comando do Tenente Kfouri, o Corpo de Bombeiros de Maringá combateu um dos maiores incêndios de sua história, que se iniciou às 4h10 do dia 25 de Março de 1984, no prédio ocupado pela atacadista Casas Alô Brasil. O incidente durou dois dias, sendo empregadas na época as cinco viaturas Auto-Bomba-Tanque, de prefixos ABT-10, 11, 12, 13 e 20, de que dispunham à época.


O registro mostra o quartel do Corpo de Bombeiros, na rua Marquês de Abrantes, Zona 7, no início da década de 1980. 

Descubra mais sobre esta história clicando AQUI

Fontes: Acervo e texto-base do 5º Grupamento de Bombeiros - Maringá / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Acervo Maringá Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.