1970
O raro registro mostra a avenida Getúlio Vargas ao longo da segunda metade da década de 1970.
Abaixo, na esquina com a rua Néo Alves Martins, ficava o Banco Nacional, onde hoje funciona a Caixa Econômica Federal; na sequência aparece o Cine Maringá, com seu emblemático luminoso e fachada estilizada; na esquina com a rua Santos Dumont ficava o Banco Sul Americano do Brasil. Esse prédio foi projetado por conceituados arquitetos.
Foi no ano de 1956 que a cidade recebeu dois grandes arquitetos a convite da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Maringá (AEAM). Rino Levi e Roberto Cerqueira César vieram para trabalhar no projeto da agência do banco em questão, que fazia parte do grupo de acionistas da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. A solução do projeto foi apresentada com uma proposta de concreto e alvenaria, em dois volumes: sendo um destinado à agência e outro a apartamentos dos gerentes e diretores.
Ao centro da Getúlio Vargas ganha destaque o belo e amplo canteiro central, com suas palmeiras imperiais, bancos em concreto e paisagismo. Próximo da avenida Brasil aparece, imponente, o Edifício Três Marias, projetado e executado por Hélio Moreira. Ao fundo estão a praça Raposo Tavares, já modernizada, e a Estação Rodoviária Municipal.
Fontes: Acervo CMNP / Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.