1960
Registro da imponência do Grande Hotel Maringá, possivelmente, em algum momento da década de 1960. Os detalhes da estrutura, juntamente do projeto paisagístico de seu em torno, impressionam.
Sob demanda da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, o prédio foi concebido pelo escritório do arquiteto José Augusto Bellucci. A construção se deu entre 1951 e 1956, sendo o empreendimento inaugurado em setembro deste último ano.
Um detalhe interessante merece ser destacado. Em meio aos conceitos modernistas aplicados, Bellucci parece ter optado em manter cores que lembrassem a lama, a poeira e ao barro característicos da região. Além de tijolos à mostra em pontos específicos, janelas, frisos e beiras de madeira ajudam a garantir essa tonalidade.
Naquela mesma década o Grande Hotel Maringá foi comercializado da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná às Organizações Ferrareto. Nos anos 1970, o comendador Jakob Zwecker assumiu sua administração, quando a razão foi sendo alterada até chegar a Hotel Bandeirantes.
Tombado desde 2005 como patrimônio histórico do Estado, o hotel segue fechado à comunidade.
Fontes: Acervo da Família Lopes / Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.