1944
Criar uma cidade a partir do zero não é uma tarefa fácil. No entanto, foi isso que a inglesa Companhia de Terras Norte do Paraná empreendeu.
Abrir estradas, derrubar a mata, beneficiar os terrenos, realizar loteamentos, entre outras atividades, eram responsabilidades da companhia colonizadora, especialmente diante da ausência do poder público na área onde a cidade estava prestes a nascer.
O trabalho monumental (e muito lucrativo) demandou mão de obra especializada e ampla presença de trabalhadores braçais, além de recursos como maquinários, ferramentas e afins.
Na imagem, vemos um grupo de funcionários da Companhia, no ano de 1944, realizando atividades nas estradas de acesso ao Maringá Velho.
O jipe, com sistema de tração por corrente próprio para enfrentar terrenos acidentados, puxa o comboio de maquinário que atua sobre a estrada. Por fim, um carro do tipo passeio é o último que aparece na imagem.
Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.