Jardineira em atoleiro - Década de 1930

1930

Fundada em 10 de dezembro de 1934 por meio do Decreto Estadual nº 2519, com traçado urbanístico planejado por Alexandre Rasgulaeff, Londrina foi um centro anterior e maior do que Maringá. 

Era de lá que partiam os executivos da Companhia de Terras Norte do Paraná, pois lá residiam os ingleses gerentes e demais funcionários da empresa. 

O transporte entre as duas cidades era realizado por caminhões do tipo Jardineira, como o que aparece na imagem. A Catita, como ficou conhecido o primeiro ônibus da Viação Garcia, é um desses exemplos. Outro exemplo era  o ônibus da empresa A. Ponce, de André Ponce, que transportava pessoas na linha do eixo urbano de Maringá até a Estrada Pinguim, na zona rural da cidade. 

No entanto, a infraestrutura era escassa: o barro extenso e as chuvas constantes deixavam o traslado perigoso. A viagem entre Maringá  e Londrina, aproximadamente 100 km, chegava a demorar seis horas em épocas chuvosas. 

Na imagem, registrada em meados da década de 1930, vê-se uma jardineira presa em um atoleiro, enquanto alguns homens tentam mover o veículo do lamaçal. 

Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá



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