1947
Considera-se como data magna de Maringá o dia 10 de maio de 1947, que marca o início da venda de lotes no Maringá Novo pela Companhia de Terras Norte do Paraná .
Quatro meses depois, no feriado da Independência, o núcleo populacional do Maringá Velho foi organizado pela Companhia para um desfile cívico, o primeiro da cidade, abrindo a tradição de realização do evento e servindo de modelo para as paradas cívicas de aniversário da cidade no mês de maio.
O primeiro desfile foi realizado na avenida Brasil, no Maringá Velho mesmo, dada a concentração de casas comerciais e moradores, sendo transferido para o Maringá novo certamente apenas na década de 1950. Na imagem vê-se um grupo de estudantes, meninas usando vestidos e meninos usando calças curtas. Ao lado direito, a professora Dirce Aguiar Maia, conduz o grupo pela avenida.
À esquerda, cidadãos assistem ao evento encostados nas fachadas das casas. Ao fundo, um edifício de canto circular destaca-se. Trata-se da Casa São Jorge, da família Haddad. Ali funcionou, ao longo dos anos, uma farmácia, um bar e uma casa de secos e molhados. Por fim, abrigou o Hotel e Restaurante Verdadeiro, de João Verdadeiro.
Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.