1980
A agitação cultural vivida no Brasil na década de 1980 não deixou Maringá de fora. Nos anos finais do regime militar, a efervescência na área musical alargava as possibilidades de festivais culturais, como é o caso da primeira mostra de música de Maringá, promovida como Natura 80.
Durante dois dias de um final de semana da páscoa, nos dias 5 e 6 de abril de 1980, aconteceu o evento, também chamado de “Movimento Cultural e Artístico de Maringá”, Natura 80, com atrações da música, atividades ecológicas e artes visuais. Foram 16 conjuntos musicais amadores a se apresentarem ao vivo e ao ar livre no Parque do Ingá, num palco montado próximo ao lago.
O evento foi coberto jornalisticamente pela publicação “O Ingá”, dirigida por Teolino Mendonça, em 1980. A matéria informa os nomes da comissão organizadora do evento: Lauro Fontes Junior, Mario Rossi Filho, João Carlos B. Rodrigues, Sergio Augusto Castanheira, Osmar Teodoro, Marcelo de Lima Bastos, Guilherme Pinheiro e Cristina Agulhon.
As atrações musicais informadas foram Beto Colaço (que já tocou com Zé Ramalho), Francisco (que está em seu terceiro disco), Bruno e Caetano, que lançaram novo trabalho, Zaldo e João de Ourinhos, que acompanham show de Alceu Valença e Robertinho do Recife, Zeca Bahia, compositor conhecido em São Paulo, João, Juca e grupo, de Curitiba, que tocaram frevo e baião.
Os cartazes colados na rua para divulgar o evento foram assinados pelo artista João Carlos Borges Rodrigues. Zanzal Mattar e Caetano Morezzi participaram do evento no setor de artes plásticas.
Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / O Ingá, Abril de 1980.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.