1983
A missão Nipo Brasileira em Maringá teve início em 1958, com a chegada de Miguel Y. Kimura, padre católico vindo da paróquia de Fukuoka no Japão. Em 1964, Dom Jaime recebeu do Papa autorização para dar o título de monsenhor ao padre Kimura que passou a ser conhecido como Monsenhor Kimura. Este serviu à comunidade católica nissei de Maringá até 1967, quando veio a falecer no Japão, onde fazia tratamento contra o câncer.
No mês seguinte à sua morte, Dom Jaime visitou o túmulo do Monsenhor Kimura no Japão e nesta viagem solicitou ao bispo daquele país a substituição do missionário. O escolhido foi o padre Ryo Tanaka, do Colégio Sacerdotal de Sapporo, no Japão.
Em Maringá, o padre assumiu “Pedro” como nome e passou a atuar no Centro Cultural São Francisco Xavier, nos colégios católicos e na pastoral Nipo Brasileira.
O padre Tanaka, como ficou conhecido, nasceu em 19 de dezembro de 1936. Com 26 anos foi ordenado padre, em 21 de março de 1963. Chegou a Maringá em 13 de dezembro de 1968 e serviu nesta cidade até o seu falecimento, que aconteceu no dia 18 de março de 2001.
Segundo a registros do Município, o padre Tanaka “recebeu o título de Cidadão Benemérito de Maringá, na administração Silvio Barros, e também recebeu homenagem em reconhecimento aos relevantes trabalhos prestados à comunidade da região onde foi construída uma Escola que leva seu nome: Escola Municipal Padre Ryo Tanaka, criada pelo Decreto Municipal nº 045/2008 de 14/01/2008.”
Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Secretaria de Educação: Escola Padre Pedro Ryo Tanaka / Jubileu de Prata Missão Nipo brasileira 1983.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.