1940
Uma das primeiras casas a serem construídas no Maringá Novo pertencia à Companhia de Terras Norte do Paraná. Inteiramente de madeira, situava-se na quadra central do loteamento da avenida Brasil, ocupando uma área de 250 m².
A casa foi construída em dois meses e serviu como moradia do gerente da colonizadora, Alfredo Werner Nyffeler, durante 28 anos.
Nyffeler era um suíço da Basileia, que emigrou para o Brasil em 1923, aos 16 anos. Em Maringá tornou-se gerente da Companhia e proprietário da Fazenda Maringá.
Em 1982, a residência foi doada pela Companhia ao poder público a fim de ser preservada. No ano seguinte, em 1983, a residência foi desmontada e remontada no seu atual local, na avenida Colombo, no Campus da Universidade Estadual do Paraná, vindo a ser usada como sede do Museu da Bacia do Paraná desde então.
Segundo o professor José Henrique Rollo Gonçalves, a arquitetura de madeira maringaense lembra o estilo colonial da Índia, que foi colônia da coroa inglesa até 1857.
As imagens mostram o momento da desmontagem da casa e sua realocação no Campus da UEM. Pelo seu valor histórico e arquitetônico, o prédio foi tombado e está protegido por lei como patrimônio histórico desde 2015.
Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.