1951
A comunidade nipônica é uma das mais significativas de Maringá. Um dos primeiros terrenos da Companhia de Terras Norte do Paraná foi vendido para a Família Taguchi, sendo então um nikkei um dos primeiros a se estabelecer na então “cidade-menina”.
Em 1949, a população de origem japonesa estava organizada na Maringá Nihonjin Kai, a Associação de Japoneses de Maringá, órgão que daria origem a SOCEMA e, posteriormente, à ACEMA - Associação Cultural e Esportiva de Maringá.
Estabelecidos no Maringá Velho, alguns desses imigrantes dedicavam-se à profissão da fotografia, como é o caso de Tutomo ‘Luiz’ Sanuki, residente na rua Cleopatra, atual rua José Jorge Abrão.
Na imagem, datada de 1951, vemos a entrada de sua residência naquela via. Uma familiar sorri para a câmera na saída do portão, usando saia xadrez e camisa clara, calçando botas apropriadas para o terreno acidentado. O típico portal é coberto por galhos floridos de primavera. É possível ver outras residências do outro lado da rua, de arquitetura de madeira e cercas baixas. Em frente ficava o Hospital São Paulo.
Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.