1958
Ao contrário do que se pensa, o Horto Florestal não é de propriedade do Município, e sim uma propriedade privada pertencente a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP).
O Horto funcionou como berçário de mudas para arborização da cidade e para preservação da mata nativa. Conta com área de 368.300 m².
O engenheiro-agrônomo Luiz Teixeira Mendes o planejou para que se tornasse em um Instituto Científico de Estudos para a Botânica Regional. Isto é, serviria para o cultivo de espécies que pudessem auxiliar na arborização homogênea e com crescimento uniforme em diversas cidades da região. O horto chamou atenção e foi visitado por equipes técnicas do IBGE em 1950.
Em 12 de julho de 1958 foi realizada uma solenidade para nomeação do Horto com o nome de seu benemérito fundador, o engenheiro agrônomo que também nomeia a avenida que margeia a área de preservação permanente. A solenidade foi presidida por Hermann Moraes Barros, diretor da CMNP, que disse: “Os homens quando são tocados da chama do ideal passam pela vida semeando e continuam nesse mister mesmo depois de desaparecidos”.
Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / Revista Estampa do Norte do Paraná - Julho de 1958.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.