1951
A Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Glória, ícone religioso e arquitetônico da região, tem história anterior ao prédio cônico projetado pelo arquiteto paulista José Augusto Bellucci.
Antes da Catedral havia no local a Igreja da Santíssima Trindade, construída no ano de 1950. A imagem é de 1951, um ano após a inauguração. É possível ver a estrutura em madeira pintada de branco, com porta e janelas arredondadas na parte superior e apenas uma torre sineira, à direita. À esquerda da imagem, em primeiro plano, vemos mulheres que recepcionam os padres viajantes, cena comum daquela época.
Em 1952, a igreja passa a se chamar Nossa Senhora da Glória, padroeira da cidade, cujo culto acontece no dia 15 de agosto de todos os anos, sendo feriado municipal. Maringá é elevada à condição arquidiocese em 1956, passando então a igreja à condição de Catedral.
A estrutura em madeira permaneceu de pé até a década de 1970, quando foi inaugurado o edifício atual. A madeira da antiga igreja foi utilizada para construção de casas populares no projeto Núcleo Social Papa João XXIII.
Fontes: Acervo Maringá Histórica / Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.