Projeto do Trevo das avenidas Tuiuti e Colombo - Década de 1970

1970


Durante a década de 1970, duas grandes intervenções no sistema viário de Maringá compuseram o projeto da avenida Perimetral Sul. Trata-se da abertura de uma nova via no Bosque II e a construção do trevo e viaduto no cruzamento das avenidas Colombo e Tuiuti. 

As obras desse viaduto foram iniciadas no dia 17 de março de 1975. Segundo registrou a arquiteta Fabíola Cordovil, "o ex-secretário Mauro Carvalho Duarte (2010) assevera que a intenção era desafogar o tráfego da avenida Colombo e da avenida Tuiuti, além de combater a erosão que era progredida dessa avenida em direção à Vila Morangueira". 

Ainda, segundo a arquiteta escreveu em sua tese de doutorado, "a estrutura foi projetada em concreto protendido, com duas pistas nos dois sentidos, divididas por canteiros centrais. O vão livre do viaduto media aproximadamente 40 metros e o rebaixamento da avenida Tuiuti dava-se em torno de 4,30 metros em relação à cota original. O prazo inicial para o término da obra foi de 240 dias, mas, segundo o engenheiro responsável, João Hideo Hyamamoto (...), havia pressa em entregá-lo antes do mês de novembro, já que na ocasião haveria uma feira importante no parque de exposições localizado nas imediações do futuro viaduto". 

Com atraso, a sua conclusão se deu em algumas etapas, a partir de junho de 1976. 

Fontes: Gerência de Patrimônio Histórico de Maringá / O Diário do Norte do Paraná de 15 de junho de 1975 / Tese de doutorado de Fabíola Cordovil / Acervo Maringá Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.