2022
De autoria do pesquisador Miguel Fernando, o livro “Sala dos suplícios: o dossiê do caso Clodimar Pedrosa Lô” chegou a sua terceira edição em lançamento ocorrido no último sábado, dia 26 de novembro, no Shopping Avenida Center. Dezenas de pessoas acompanharam a solenidade promovida pelo Maringá Histórica.
O livro retrata um dos mais complexos casos policiais e jurídicos da cidade. Retirante, Clodimar Pedrosa Lô vem tentar a sorte na cidade de Maringá. Morando com o tio, começa a trabalhar como ajudante geral no Palace Hotel, local que foi acusado de furto em 23 de novembro de 1967. Levado pela polícia para averiguação, o garoto então com 15 anos, foi torturado até a morte. A população cobrou resposta, quando o Governo do Estado do Paraná promoveu profundas transformações nas forças de segurança pública. O pai de Clodimar, Sebastião, veio do Nordeste em busca de respostas. Não tendo encontrado os soldados que haviam assassinado o seu filho, vingou-se do gerente do Palace Hotel que chamou a polícia, Attílio Farris. Após três juris populares, Sebastião foi absolvido e até hoje o caso, que vitimou duas famílias, os Lô e os Farris, ainda chama atenção. No cemitério de Maringá, o túmulo de Clodimar é o mais visitado. Tornou-se um santo popular não reconhecido pela Igreja Católica.
“Sala dos suplícios” é o primeiro livro da história local a atingir a terceira edição, tamanho o interesse pelo comovente caso. Miguel Fernando explica que não pretendia visitar novamente o fato, mas novas informações o fizeram mudar de ideia. “Ter descoberto que um dos algozes de Clodimar ainda estava vivo me fez vasculhar novos documentos. E, por incrível que pareça, mais informações vieram à tona. Algumas curiosas, como a de que o coronel Haroldo Cordeiro, comandante da então 13ª subdivisão Policial de Maringá, seria homenageado justamente no dia do assassinato de Clodimar. Esses detalhes são relatados na apresentação desta nova edição”, revelou o autor.
O superintendente do Shopping Avenida Center, Wesley Lima, um dos patrocinadores de nova edição, explicou durante o evento de lançamento que é sempre um prazer apoiar projetos que valorizam a memória local e regional. “Para nós foi uma honra sediar este lançamento. Conte conosco, inclusive, para as próximas ações do Maringá Histórica. As empresas precisam valorizar a sua cultura, a sua literatura e, claro, a sua história”, reforçou o superintendente.
A terceira edição de “Sala dos suplícios: o dossiê do caso Clodimar Pedrosa Lô” contou com o patrocínio do Shopping Avenida Center, da Medivo Saúde Ocupacional e Colégio Objetivo Maringá, além do apoio da Agência Lettera e do Instituto Cultural Ingá. A editora foi a iPerfil.
Com tiragem de 1.000 exemplares, o livro está à venda na Melômano Discos, na rua Arthur Thomas, nº 288 – Loja 3, o Centro de Maringá, por R$ 50.
Fotos: Maycon Quiozini.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.