1990
A partir de 1985, com a criação da autarquia Urbamar, pela Prefeitura de Maringá, começou a se materializar o desejo de retirar o pátio de manobras e a estação ferroviária, juntamente de sua colônia, da região central da cidade.
Diversos foram os projetos e debates acerca do tema, incluindo até mesmo uma proposta elaborada pelo escritório do arquiteto Oscar Niemeyer. No início da década de 1990, após tratativas com a União e com a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná - por conta da cláusula de reversão que mantém em seus contratos de doação, definiu-se pela transferência do equipamento federal para o parque industrial na saída para Paiçandu.
Com demolição das estruturas, a região, que passou a ficar conhecida como "Novo Centro", começou a ser reurbanizada. Isso se deu, também, com a extensão das avenidas Herval e Duque de Caxias, que passaram a se conectar, primeiro, com a avenida Prudente de Morais e, mais tarde, com a avenida Colombo.
A imagem mostra justamente a esquina das avenidas Duque de Caxias e Prudente de Morais. Ao fundo, o amplo espaço vazio que, mais tarde, seria ocupado por diversos edifícios residenciais e comerciais. À esquerda, um campo de futebol que, depois, cederia espaço para a construção de um edifício previsto para funcionar como shopping 24 horas, conforme previsto pela família Tozzo. Contudo, essa obra não chegou a ser concluída para esse objetivo. Anos depois, a PUC-PR instalou um campus no local, permanecendo no endereço até 2021.
Fontes: Família Tozzo / Acervo Maringá Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.