Raríssimo registro sob outro ângulo de um dos eventos mais importantes da história econômica e social de Maringá.
Em 31 de janeiro de 1954 ocorreu a inauguração da Estação Ferroviária da cidade, fato aguardado há muito tempo por comerciantes e agricultores. Seria com essa estrutura que mercadorias poderiam ser escoadas, bem como novos produtos seriam trazidos a menores custos.
Com a demora e atraso na operação das locomotivas pela cidade, a então recém-fundada Associação Comercial de Maringá fez pressão para que as autoridades competentes pudessem viabilizar essa antiga demanda. Até então, as mercadorias eram levadas para a estação de Apucarana, de onde eram transportadas para o restante do país, em especial, com destino ao porto de Santos.
A imagem em questão prova que, mesmo sem o prédio da estação ter sido concluído, ocorreu seu evento de inauguração. É provável que, de forma precária, tenha entrado em operação logo na sequência a fim de atender a demanda cada vez mais crescente de Maringá.
Foi naquele dia chuvoso que chegou a Locomotiva nº 608, que ficou popularmente conhecida como "Maria Fumaça", e que está atualmente preservada no interior do Parque do Ingá.
Fonte: Acervo CMNP / Acervo Maringá Histórica.