Maio de 1969. Registro do então governador do Paraná, Paulo Pimentel, em visita oficial a Maringá devido as festividades do 22º aniversário da cidade - evento organizado no primeiro ano da gestão de Adriano José Valente (MDB), eleito prefeito um ano antes. O governador havia acabado de descer do carro oficial e caminhava para o palanque das autoridades, na Praça Raposo Tavares em frente da Avenida Brasil.
Mário Bulhões da Fonseca, então gerente regional do Banco do Brasil e amigo pessoal do prefeito, assumiu a presidência da Comissão daqueles festejos.
Houve referência à Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante o desfile pela Avenida Brasil (a saber, em 1969 comemorou-se 25 anos do transporte do primeiro contingente de soldados da FEB rumo ao front, durante a II Guerra Mundial), além de abertura do espaço especial às Forças Militares.
1971
Os registros a seguir não deixam claro a data exata do evento, mas sabe-se que ocorreu em 1971. Devido a inexistência de desfile de carros pela Avenida Brasil, somos induzidos a crer que tenha sido um ato cívico de Independência do Brasil, em 7 de setembro daquele ano.
Após o hasteamento da bandeira em frente do gabinete do prefeito, na então Praça Dom Pedro II (atual Renato Celidônio que, por ironia do destino, foi um deputado federal cassado naquele período), alguns pracinhas encenaram, junto a crianças, um estranho ato de repressão social e política por algumas vias da cidade.
1972
Um evento que possivelmente também foi realizado em 7 de setembro daquele ano e que, talvez, tenha sido o ápice da presença das Forças Militares em Maringá.
O prefeito Adriano Valente em desfile no jipe do Exército Brasileiro, em 1972.
O grande contingente impressionou não só em número de soldados marchando pela Avenida Brasil, mas também pela presença dos veículos do Exército Brasileiro, que incluiu até um tanque de guerra.
Tem mais informações sobre esses acontecimentos? Deixe seu comentário.
Fonte: Acervo Adriano Valente / Acervo Maringá Histórica.