1923
Arthur Hugh Miller Thomas nasceu em Edimburgo, capital escocesa, no ano de 1889.
Depois de concluir os estudos, adquirir experiência em comércio e trabalhos literários, Arthur Thomas foi para o Oriente, onde ficou 4 anos, especialmente em Singapura. Também passou pela Península Malaia e pela China, dedicando-se ao jornalismo, à cultura da borracha e outros serviços.
Durante a I Guerra Mundial alistou-se como voluntário, servindo entre os anos de 1914 e 1918. No fronte, Arthur Thomas foi ferido por duas oportunidades na França, sendo igualmente condecorado por sua bravura. Ainda, chegou a ocupar o posto de comandante de uma das companhias mais significativas do regimento escocês.
Em 1919, Arthur Thomas foi selecionado para administrar uma grande fazenda de algodão no Sudão. Eram mais de mil alqueires destinados para essa e outras culturas. A Sudan Plantations Syndicate era um empreendimento de propriedade de Simon Joseph Fraser, o famoso Lord Lovat.
No final de 1923, junto de um grande grupo de investidores, Lord Lovat chegou ao Brasil com o objetivo de encontrar grandes áreas para o cultivo de algodão e também para investimento imobiliário. Com isso, Arthur Thomas coordena a criação da Companhia de Terras do Paraná (CTNP), que tinha como subsidiária a Paraná Plantations Limited, em setembro de 1925.
Quanto ao algodão, foram cinco anos tentando trabalhar com essa cultura em solo brasileiro sem sucesso. Havia outras prioridades do mercado estadual e nacional naquele período. Assim, Arthur Thomas dedicou sua atenção à colonização através de amplo projeto imobiliário que passou a ser desenvolvido nos mais de 515 mil alqueires paulistas, inicialmente, adquiridos do Governo do Estado do Paraná.
Mister Thomas, como ficou conhecido, atuou como diretor-gerente da CTNP entre 1925 e 1949, quando foi substituído por Hermann Moraes Barros. Ao se retirar, passou a atuar em uma fazenda nas imediações de Londrina. Morreu aos 71 anos, vítima de um câncer.
Fonte: Revista A Pioneira - setembro e outubro de 1949 / Acervo Maringá Histórica.
1949
Quem olhar mapas antigos de Maringá notará que existe uma rua que cruzava a então praça Dom Pedro II, ao lado do Paço Municipal. Trata-se da rua Arthur Thomas. Hoje, ela não divide mais a praça, que tornou-se Centro de Convivência Dep. Renato Celidônio. Arthur Huge Miller Thomas nasceu na Escócia, na capital Edimb[...] Leia mais
1942
No dia 10 de novembro de 1942, diversas autoridades e diretores da Companhia de Terras Norte do Paraná fizeram o lançamento da Pedra Fundamental de Maringá. Na oportunidade foi inaugurado o primeiro hotel da futura cidade, o Hotel Campestre.Na foto vemos: Arthur Hugh Miller Thomas, Major Blasi (então prefeito de Londri[...] Leia mais
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.