Entre em contato conosco ou deixe sua dúvida
O Maringá Histórica surgiu em 2007, por meio do pesquisador Miguel
Fernando, com o objetivo de reunir vídeos antigos do Norte e Noroeste do
Paraná, em especial da cidade de Maringá. Contudo, a proposta se transformou em
Blog no ano de 2009. Em 2015, ganhou página no Facebook, além de ter iniciado a
produção de vídeos para o YouTube com conteúdos sobre pontos e estruturas da
história local. Também está presente no Instagram. Com essas importantes
ferramentas, a história local se tornou acessível ao grande público
(www.maringahistorica.com.br).
Atualmente, o projeto se transformou no maior acervo histórico virtual
independente do Brasil. São mais de 3 mil publicações com arquivos imagéticos,
documentos, textos e depoimentos sobre a cidade de Maringá.
Trabalhando com conceitos de museologia social, o Maringá Histórica é um dos
poucos projetos dedicados ao resgate da história de uma cidade, por meio de
plataformas digitais, que abre diálogo e interação constante com o público
interessado no tema. Mais de 50 mil pessoas são alcançadas diariamente com suas
publicações. A partir de seu amplo acervo, já foram produzidos mais de 300
vídeos, exposições, eventos e palestras para instituições públicas e privadas.
Em abril de 2017, a Câmara Municipal homenageou o pesquisador Miguel Fernando
com a entrega do Brasão do Município e do título de Mérito Comunitário em
reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade por meio do
Maringá Histórica.
Como seu idealizador, o documentarista e pesquisador, Miguel Fernando, produziu, apresentou e dirigiu diversas obras audiovisuais de cunho histórico. Dentre os destaques está "Scherer: do nazismo à terra vermelha", indicado como "Melhor Roteiro (Não Ficção)" e "Melhor Série Educacional" pelo Rio WebFest 2023. Como empreendedor, estruturou o maior programa de preservação e divulgação da história das cidades. Atualmente, o Cidades Históricas coordena o Paraná Histórica, uma rede que se dedica a produção de conteúdos sobre as memórias de Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel.
Como documentarista e pesquisador, Miguel Fernando produziu, apresentou e dirigiu diversas obras audiovisuais de cunho histórico. Dentre os destaques está "Scherer: do nazismo à terra vermelha", indicado como "Melhor Roteiro (Não Ficção)" e "Melhor Série Educacional" pelo Rio WebFest 2023. Como empreendedor, estruturou o maior programa de preservação e divulgação da história das cidades. Atualmente, o Cidades Históricas coordena o Paraná Histórica, uma rede que se dedica a produção de conteúdos sobre as memórias de Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel. É bacharel em Turismo e Hotelaria pelo Centro Universitário de Maringá - UNICESUMAR (2008), com especialização em História e Sociedade do Brasil pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2010) e em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona/Itaú Cultural - Espanha (2017), e mestrando em História Política - UEM. Foi um dos idealizadores do jornal cultural O Duque e coordenou o departamento de eventos da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM). Também ocupou as funções de diretor executivo do Instituto Cultural Ingá (ICI) e de secretário municipal de Cultura de Maringá (2018-2020). Atua como gestor de eventos, consultor para projetos artísticos e culturais, bem como pesquisador biográfico, empresarial e institucional. Representa o segmento de Patrimônio Cultural junto ao Conselho Municipal de Políticas Culturais de Maringá. Ainda é colunista da CBN Maringá e da Mundo Livre FM, além de manter quadro semana em TV aberta sobre a história local (RIC TV Record).
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.