Raro registro fotográfico da maquete do Grande Hotel Maringá, na época, início da década de 1950, ainda um sonho a ser concretizado.
A Companhia Melhoramentos Norte do Paraná conferiu a responsabilidade de tal projeto ao escritório do arquiteto paulista José Augusto Bellucci que, não só concebeu o prédio, como também apresentou estudos de viabilidade econômica para o negócio.
O hotel foi construído em zona central, no local destinado ao Centro Cívico, em um quarteirão com quase 5.500 m², ao longo dos anos de 1951 a 1955. Como estratégia, a Companhia solicitou inicialmente um empreendimento com aproximadamente 40 quartos, mas com possibilidade de expansão. Mas ia além da hotelaria. O estabelecimento ainda previa atender a sociedade maringaense com eventos em seus grandes salões, o Azul e o Amarelo, que se tornariam uma das marcas registradas dos jovens mais abastados da época.
O escritório de Bellucci ainda desenhou os móveis, as luminárias, a chapelaria, a rouparia e escolheu os modelos de talhares.
O equipamento turístico foi inaugurado em duas etapas: 1955 e 1956, e funcionou até 2005, quando, um ano antes, foi tombado como Patrimônio Cultural do Paraná.
Confira imagens do Grande Hotel Maringá clicando
AQUI.
Fonte: A obra de José Augusto Bellucci em Maringá - Anibal Verri / Ed. Especial do 1º Centenário de Emancipação Política do Paraná / Acervo Maringá Histórica.